1 de set de 2010

Relevante e Revoltante

artigo da jornalista Eulália Moreno que me permito reproduzir aqui:

"A Marejada em Itajaí, SC, precisa mudar de nome porque de Festa Portuguesa não tem nada" por Eulália Moreno, em 01/09/2010

O bizarro continua acontecendo um pouco por todo o lado quando se trata de eventos , supostamente, de conotação luso-brasileira. Recentemente em São Paulo, no 90º aniversário da Portuguesa de Desportos a dupla sertaneja, decadente, Gian e Giovani não satisfeitos em apresentar o seu mau espectáculo nada a ver com as tradições portuguesas, ainda destrataram o público fazendo gestos obscenos para os presentes.
A 24a. edição da Marejada que acontece entre os dias 8 e 24 de Outubro no Centro de Eventos de Itajaí, no Estado de Santa Catarina, é denominada a MAIOR FESTA PORTUGUESA E DO PESCADO NO BRASIL mas como atrações apresenta este ano o Jeito Moleque e esse fenomeno debilóide Luan Santana, dentre outros. Para adoçar o bico dos patrocinadores portugueses , reservaram uma noite para Roberto Leal e sua banda. Já assisti a várias edições da Marejada, inclusive num espaço que imitava uma casa de fados lisboeta e ali ouvi os nossos fadistas e guitarristas apresentarem música portuguesa da melhor.
De uns tempos para cá, acabou-se a casa de fados, conservaram-se alguns quiosques para comercialização de doces ditos portugueses, um estande vendendo bolinhos de bacalhau e a exibição de alguns jovens com trajes típicos dos Açores ( o Estado de Santa Catarina foi colonizado por açorianos ainda no século XVII) . Mais nada.
Mude-se o nome, urgentemente. Retire-se a "Festa Portuguesa" que serve de chamariz para os incautos e sobrevivam apresentando sertanejos, bolinhos de aipim , de fubá e pastéis de feira com caldo de cana.

Abraço - Eulalia Moreno - São Paulo"

--------------------------------------

Amiga Eulália, o pior é que ninguém faz nada. Não temos ninguém nos órgãos oficiais que se importe com cultura aqui no Brasil. E olha que este ano os organizadores mandaram uma correspondência aos fadistas pedindo propostas. Garanto que os valores de caché dos nossos artistas não devem passar nem perto do que vão pagar para o Luan, o Jeito Moleque e o Roberto Leal. E quando contatam nossos artistas ainda ficam chorando preço! Não me refiro só a Marejada.
Pior ainda é a CONIVÊNCIA de quem deveria por OBRIGAÇÃO divulgar a cultura portuguesa. VERGONHOSO! O que eles querem é aparecer, a cultura lusa que se lixe!
Ai que saudades que eu tenho do tempo que cuidavam da cultura portuguesa no Brasil, ai que saudades!





2 comentários:

  1. hahahahahahaha Os adjetivos relativos às novas atrações foram bem engraçados!

    ResponderExcluir
  2. Os orgãos que cuidam da cultura portuguesa no Brasil,estão nas mãos erradas,e quando vou a qualquer evento da 'comunidade',a única coisa que sinto,é repulsa,e vontade de rir,com tanta gente burra e ironica,uns a lamber os outros,quêm sabe um dia,eles tomam vergonha na cara?

    ResponderExcluir

"LUJINHA" DA CLAUDINHA

http://www.zazzle.com.br/clautulimoschi*

wibiya widget